Tabela Periódica Humana

No dia 29 de Janeiro de 2019, pelas 10h, decorreu, a nível nacional, a formação de Tabelas Periódicas Humanas em locais emblemáticos de várias cidades, no sentido de sensibilizar os jovens do ensino básico e secundário e o público em geral para a importância deste ícone da Química.

Deu-se, desta forma, início às comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica, uma resolução Organização das Nações Unidas para celebrar a criação de uma das ferramentas mais importantes na história da ciência.

Em Castelo Branco, na escadaria frontal da Câmara Municipal foi feita uma Tabela Periódica Humana com os alunos dos Cursos de Ciências e Tecnologias do 10º e 11º anos e Profissional de Mecatrónica do 12º ano. Esta iniciativa foi da responsabilidade de um grupo de professores de Física e Química do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano e dos alunos envolvidos com o apoio do Departamento de Química da Universidade de Coimbra e da Sociedade Portuguesa de Química.

Para além da comemoração dos 150 anos da Tabela Periódica, esta iniciativa é também uma oportunidade para alertar a sociedade para a importância da Química como ciência promotora de desenvolvimento e bem-estar, nomeadamente nas áreas da alimentação, da saúde e do ambiente, e como elemento central do desenvolvimento sustentável na sua colaboração com outras áreas do conhecimento científico e da tecnologia.