Biblioteca ESAL recebe prémio de mérito
O programa Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito das Candidaturas RBE 2019, premiou a Biblioteca da Escola Secundária Amato Lusitano (ESAL), na categoria Ideias com Mérito. De acordo com este programa, esta iniciativa visa “apoiar experiências inovadoras e consistentes no que diz respeito à promoção da leitura e do digital e difundir as boas práticas das bibliotecas”.
A cerimónia pública de apresentação das escolas selecionadas decorreu no dia 22 de março, na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa. O diretor do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, João Belém, a professora bibliotecária da ESAL, Raquel Afonso e Adélia Guerreiro, também professora na ESAL, estiveram presentes nesta cerimónia, onde receberam o Certificado de Mérito pelo projeto “(Re)aprender a inovar”. “Este projeto tem como linhas de ação a formação de professores e alunos na área da literacia digital, a articulação de novas dinâmicas com a sala de aula e a criação de um banco de materiais pedagógicos”, esclarece a professora bibliotecária.
O projeto da Biblioteca Amato Lusitano, que beneficiará de um apoio financeiro de 5 mil euros para aquisição de dispositivos móveis e fundo documental, foi um dos sete selecionados, a nível nacional. De acordo com a coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Pargana Silva, este naipe de projetos foi premiado por reunir “um conjunto de indicadores de qualidade que permitem a difusão de práticas inovadoras centradas no uso da biblioteca escolar”. Estes prémios traduzem o reconhecimento do trabalho realizado pelas bibliotecas escolares que evidenciam um conjunto de práticas centradas no uso da informação e do conhecimento, na promoção da leitura, no apoio aos currículos e na melhoria das aprendizagens.