Dia Internacional da Pessoa com Deficiência 2019

Realizou-se no passado dia 3 de dezembro no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Com uma parceria entre o Município de Castelo Branco e os Agrupamentos de Escolas do Concelho, contou com o seguinte programa:

14:30h - Abertura

Ver mais além da deficiência, ver o verdadeiro EU – (Vídeo sobre inclusão)

14:40h – Sessão solene

- Representante dos Diretores – Prof. Rui Duarte

- Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco – Dr. Luís Correia

14:50h – Apresentações dos agrupamentos e instituições

1- Agrupamento de Escolas Nuno Álvares

Grupo de Percussão do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares

2- Associação ERID

Dança - "A tua diferença é o que me faz especial"

Com esta apresentação pretendemos promover a inclusão, com todos a participarem igualmente nos esquemas dentro das suas especificidades. Promove-se o aumento e desenvolvimento da autoestima pela perceção de que todos conseguem participar em peças de arte apreciadas pela comunidade em que estão inseridos, independentemente das suas limitações.

3 - Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva

Dança – “Santa Tell Me”

Dança em grupo do tema musical "Santa Tell Me", versão musical interpretada por Ariana Grande. Dança e coreografada pelos alunos do Clube de Teatro Afonso de Paiva.

4 - A.P.P.A.C.D.M. Castelo Branco

Grupo de Expressão Corporal

5 - Agrupamento De Escolas de Alcains e S. V. Beira

Performance - a partir do poema “Mãezinha” de António Gedeão

“Os Imprevisíveis” - Grupo de Teatro Agrup. de Escolas José Sanches e S.V. Beira interpreta.

6 - Associação de Apoio à Criança

- Dança Inclusiva – “Livre’mente”

Não tens de fazer o que os outros fazem. Tu não és os outros. Não tens de te encolher para caber naquilo que não te serve. Não te encolhas para caber em dias que não são a tua medida. Mede os dias por ti. Desenha-os de acordo contigo. Fá-los confortáveis. Não tens de pensar o que os outros pensam nem deixar que pensem por ti. Não faças cerimónia para estar na tua própria vida. Não te vejas ao espelho dos outros nem vistas padrões com que não te identificas. Segue a tendência do teu coração e vive livremente.

- Dança Inclusiva – “(des)Apegos”

“O desapego não é indiferença ou covardia. O desapego é libertares-te de tudo aquilo que te faz mal e te causa sofrimento. É melhor manter o passado lá atrás e seguir em frente. Aprender com isso porque o passado está escrito, e não temos como o mudar. O que passou, passou, mas o futuro é nosso e podemos escolher”.

16:10h – CiM – Companhia de Dança e AFIDance

Espetáculo de dança “ENTREABERTO”

“ENTREABERTO é um espetáculo de dança em que se procura a sensação de possibilidade.

Deixamos muito por dizer e por fazer, definimos um mundo quase aberto e quase fechado. Revelamos aquilo que queremos, escondemos aquilo que precisamos.

Esta peça é um convite à curiosidade e ao perigo de não saber para lá do que queremos mostrar.”