Num final de tarde, a 20 de novembro, sob o mote “ESAL é Música”, teve lugar um concerto de jovens músicos da Orquestra Sinfónica da ESART. Esta orquestra nasceu como orquestra de Câmara, sendo apresentada ao público a 4 de dezembro de 2001, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, sob a direção do Professor José Raimundo, atual diretor da ESART.
O Senhor Diretor, Dr. João Belém, fez as honras da casa e proferiu umas palavras amáveis de boas-vindas dirigidas às entidades presentes, aos músicos e ao público.
Fazendo jus ao merecido apreço e reconhecimento da nossa cidade albicastrense, os músicos que integram a orquestra, sob a esclarecida batuta do Maestro José Eduardo Gomes, ofereceram Momentos de puro deleite àqueles que tiveram o privilégio de estar na plateia.
Num estabelecimento de ensino, este tipo de iniciativa coloca em evidência o importante papel da música na formação dos jovens, pois fomenta a consciência do poder da música como elemento de comunicação, que desperta emoções e muito orgulho. Jovens talentos que levam a música erudita, romântica (do século XX) e contemporânea, a toda uma juventude! Quanto ao público mais maduro, acompanhou com um brilhozinho nos olhos a execução das três peças: Zapping, de Luís Tinoco; Rhapsody in Blue, de George Gershwin, superiormente interpretada pelo solista Armando Mota, e a Sinfonia nº5, de P. Tchaikovsky.
No final, numerosos e prolongados aplausos, de um público em pé. De alma cheia.