Cuida do teu Sorriso

No âmbito do Projeto P.E.S. realizaram-se a 5 e a 7 de janeiro duas sessões de educação para a saúde sob a temática “Cuida do teu Sorriso”. O técnico convidado foi o Professor Doutor Manuel Nunes, que já desde há vários anos colabora com este projecto na Prevenção e Promoção da Saúde.

Mais do que aprender a manter um sorriso saudável, cuidando adequadamente da Saúde Oral, os alunos do 5º ano entenderam que a saúde do corpo em geral depende e muito do bom estado dos dentes. As cáries dentárias não tratadas podem originar problemas noutros locais do corpo, como o estômago, os rins, as articulações, as válvulas cardíacas, citando apenas alguns dos váriosexemplos explorados.
Não se proíbem as crianças de comer doces, mas explicita-se que não de deve andar a debicar neles ao longo do dia. Quando se comem, preferencialmente em dias especiais, têm de se remover os restos com uma cuidadosa higiene oral, evitando que as bactérias se multipliquem e criem os ácidos que corroem os dentes.

Foram vários os conselhos e as dicas e é na prevenção que todos lucram. Saber cuidar de nós é uma atitude inteligente e sorrisos cuidados e bonitos também contribuem para termos jovens mais felizes.