Agrupamento vence 7ª edição do MEDEA

Vladimir Akimov, José Ribeiro e João Branco do 11º CT1, sob a coordenação da professora Graça Ramos, constituiram a equipa nanoTeslanos vencedora da 7ª edição do MEDEA.
Esta iniciativa promovida pela Sociedade Portuguesa de Física e a REN (Redes Energéticas Nacionais) baseia-se num projecto de MEDição dos campos Electromagnéticos no Ambiente.
A entrega dos prémios teve lugar durante a 20ª Conferência Nacional de Física, que decorreu de 8 a 10 deste mês de setembro na Universidade do Minho, em Braga e que contou com a presença de Arthur McDonald, prémio Nobel da Física 2015 (na foto acima, com a equipa nanoTeslanos).
Foram mais de 500 alunos que durante o ano letivo transato participaram nesta edição. Todos os participantes tiveram de elaborar um projeto científico baseado em medições de campos elétricos e magnéticos de muito baixa frequência, 0-300 Hz, no meio ambiente, em particular, na escola, em casa e nas zonas vizinhas de linhas de transporte de energia elétrica, e a procurar informação cientificamente credível sobre os eventuais efeitos destes campos na saúde humana.