Formação - "Produtos de Apoio: Conhecer Melhor, Acompanhar Melhor"

No passado dia 22 de janeiro de 2024, o Auditório da Escola Básica João Roiz do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano de Castelo Branco foi palco de um evento enriquecedor e impactante. A MegaPontes, Soluções em Tecnologia Acessível, ministrou uma ação de formação, a convite do CRTIC de Castelo Branco, dedicada às novas tecnologias de apoio, direcionadas ao acompanhamento de alunos cegos ou com baixa visão.

A formação teve como objetivo principal proporcionar aos participantes um conhecimento aprofundado sobre as ferramentas tecnológicas disponíveis, visando melhorar o suporte oferecido a alunos com deficiência visual e, em suma, promover a inclusão, a acessibilidade e a oportunidade de prosperar, independentemente das suas necessidades específicas. A iniciativa apresentou, não só,  as últimas inovações no campo da tecnologia, mas também capacitou os participantes a tomar decisões mais informadas ao adquirir produtos de apoio.

O evento contou com uma equipa de formação altamente qualificada, composta por quatro elementos. Destaca-se a presença marcante de duas formadoras com experiência direta nas necessidades da comunidade visualmente comprometida. Uma das formadoras é cega e foi acompanhada pelo seu cão guia, enquanto a outra é portadora de baixa visão. A presença destas formadoras trouxe, não só, uma perspetiva única e valiosa para a formação, mas também serviu como inspiração e demonstração prática do poder da tecnologia acessível. Ambas partilharam as suas experiências pessoais e conhecimentos especializados, proporcionando uma compreensão mais detalhada das necessidades específicas dos alunos com deficiência visual.

Os Gestos das Escolas do AE Amato Lusitano

Comemora-se hoje, dia 15 de novembro, o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.

Partilhamos um vídeo, a pedido da Equipa "Escola de Referência para a Educação Bilingue" do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, no qual uma aluna do 10º do Curso Profissional de Multimédia exemplifica os gestos associados às escolas do dito agrupamento, explicando a base dos mesmos.

Workshop "Comunicação Aumentativa e Alternativa com GRID 3"

Na data de 25 de outubro de 2023, na Escola Sede do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, teve lugar o workshop "Comunicação Aumentativa e Alternativa com GRID 3", coordenado em parceria com o respetivo Departamento de Educação Especial e ministrado pelo CRTIC de Castelo Branco.

Neste workshop, professores, técnicos e encarregados de educação participaram e tiveram a oportunidade de adquirir e colocar em prática conhecimentos fundamentais sobre as ferramentas disponibilizadas pelo software GRID 3, com o propósito de utilizá-las em múltiplos contextos da comunicação aumentativa e alternativa.

Sessão SNIPI Fundão - AsTeRICS GRID

No passado dia 20 de abril de 2023, o CRTIC de Castelo Branco realizou, nas instalações do Centro de Saúde do Fundão, uma sessão formativa sobre o software de Comunicação Aumentativa e Alternativa AsTeRICS GRID, dirigida à Equipa Local de Intervenção Precoce do Fundão.

Além de gratuito e de código aberto, o software abordado na sessão particulariza-se por ser multiplataforma, compatível com vários dispositivos e sistemas operativos.

Receção a Estudantes de Mestrado em Educação Especial

No passado dia 4 de maio de 2023, o CRTIC de Castelo Branco recebeu estudantes do 1º ano de Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor do Instituto Politécnico de Castelo Branco, no âmbito da disciplina Tecnologias de Apoio e Comunicação Alternativa e Aumentativa, ministrada pelo Doutor Henrique Manuel Pires Teixeira Gil.

Na referida sessão, as estudantes de Mestrado tiveram a oportunidade de tomar conhecimento da Missão dos CRTIC e do vasto rol de Produtos de Apoio existentes no mercado, categorizados consoante a problemática dos alunos com necessidades educativas especiais.