Workshop "Soluções Livres de Apoio à Educação Inclusiva"

No passado dia 08 de junho de 2022, pelas 17h00, decorreu na Escola Básica João Roiz do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano o Workshop intitulado "Soluções Livres de Apoio à Educação Inclusiva".

O Workshop, dinamizado e ministrado pelo CRTIC de Castelo Branco, contou com a participação de técnicos e professores da Educação Especial que puderam tomar conhecimento e experienciar situações em contexto de sala de aula, nas quais soluções livres para sistemas Android se potenciam como ferramentas de promoção da educação inclusiva.

A sessão assentou, na sua essência, na abordagem de software livre para Baixa Visão, Baixa Audição, Dislexia e Perturbações da Comunicação, Fala e Linguagem.

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

O dia 2 de abril foi unanimemente declarado Dia Mundial da Consciencialização do Autismo pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 18 de dezembro de 2007.

O CRTIC de Castelo Branco assinala esta efeméride, traduzindo e partilhando um vídeo sobre "O que é o Autismo?", da autoria de uma pessoa autista e da Free Medical Education.

Dia Mundial da Trissomia 21

O Dia Internacional da Síndrome de Down celebra-se a 21 de março, em alusão à trissomia do cromossoma 21, ou seja, à existência de 3 exemplares deste cromossoma, ao invés de um par.

Partilhamos um video, realizado por Shabang Inclusive Learning, em colaboração com a Mediapreview. Huddersfield, West Yorkshire, Reino Unido, entretanto legendado, em Português, pelo nosso CRTIC.

No video participam atores com Síndrome de Down e procura explicitar a alteração genética que está na sua origem.

Workshop "Soluções Pedagógicas para a Dislexia"

No passado dia 16 de fevereiro de 2022, decorreu no Auditório da Escola Secundária Amato Lusitano, o Workshop intitulado "Soluções Pedagógicas para a Dislexia, promovido pelo CRTIC de Castelo Branco e pela Disbedo(1).

A oradora Angelina Bedo(2), sócia fundadora da Disbedo, partilhou a sua experiência pessoal como portadora de Dislexia e as estratégias pelas quais enveredou para atenuar as dificuldades subjacentes. Esta história de vida, alusiva à Dislexia, motivou a autoria e a edição do livro "O Segredo do João" e de diversos jogos didáticos, centrados na linguagem, leitura e escrita, consciência fonológica, cálculo mental e discalculia, atenção e memorização, entre outros.

Ao longo da sessão, os participantes, docentes, técnicos, encarregados de educação e alunos, tiveram a oportunidade de travar conhecimento de possíveis aplicações pedagógicas dos recursos divulgados, junto de crianças e jovens disléxicos.

Por fim, foi exposta a C-Pen Exam Reader, como dispositivo tecnológico, pequeno, leve e portátil, promotor da leitura autónoma de textos impressos, com a funcionalidade de leitura automática em alta voz, em português de Portugal, a par de outras línguas.

(1) Disbedo - Empresa dedicada à criação e comercialização de materiais, livros infantis e técnicos, jogos didáticos e produtos tecnológicos de apoio.

(2) Angelina Bedo - Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Português/Francês, especializada em Educação Especial, master em Psicopedagogia Clínica e Fundadora e Presidente da Associação Portuguesa de Apoio, Formação e Investigação em Dislexia - APAFID.

Adaptar. É Fácil!

Partilhamos o projeto Adaptar. É Fácil!, da Cercizimbra - Cooperativa Para Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Sesimbra, cofinanciado pelo INRInstituto Nacional para a Reabilitação e com a parceria da Relicário de Sons e Adapt4you.

O projeto pretende dar resposta aos alunos que usem software de Comunicação Aumentativa e Alternativa, ao nível da língua portuguesa, facultando aos docentes o acesso rápido e personalização facilitada da materiais adaptados ao currículo

Alguns dos materiais já estão disponíveis no site da Cercizimbra e na Comunidade Verbo.

Atividades de Consciência de Palavra

Atividades de Consciência Silábica