fbpx
Microsoft Translator

Microsoft Translator

 

O aumento significativo do número de alunos provenientes de diferentes nacionalidades matriculados nas nossas instituições de ensino, tem revelado a notória dificuldade em estabelecer uma comunicação eficaz entre as partes envolvidas. Tendo isso em consideração, sugerimos a exploração da aplicação Microsoft Translator, a qual se destaca pelas seguintes funcionalidades:

  • Capacidade de tradução de diálogos entre duas pessoas ou grupos mais extensos, tanto através de comunicação oral como por meio de introdução de texto:
  • Modo de apresentador disponível em situações de grupos mais numerosos, permitindo a realização de palestras e discursos com o microfone permanentemente ativo;
  • Opção de efetuar o download da transcrição correspondente, após a conclusão da participação de um utilizador na conversa;
  • Tradução de texto presente em imagem captada pela câmara ou guardada no dispositivo...

Google Play Store - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.microsoft.translator

App Store - https://apps.apple.com/us/app/microsoft-translator/id1018949559

 

De seguida, a captura de diversos ecrãs da aplicação...

WINDOWS - Sugestões de texto ao escrever no teclado físico

O sistema operativo Windows tem uma funcionalidade que faculta sugestões de texto ao escrever no teclado físico. 
Esta funcionalidade poderá mitigar as dificuldades dos alunos portadores de perturbações específicas da aprendizagem como a Dislexia e a Disortografia.
 
Para ativar funcionalidade aceda às Definições de Escrita e ative a opção Mostrar sugestões de texto ao escrever no teclado físico.
 
windows sugestoes texto 01
 
windows sugestoes texto 02
 
De seguida, propomos que teste a funcionalidade, digitando texto no Bloco de Notas.

Assim que a barra de sugestão de texto aparecer, pressione a seta para cima para selecionar a primeira sugestão e use as setas para a direita e esquerda para selecionar outras sugestões. Por fim, pressione “Enter” para colar a palavra.

 
Beep

Beep

A extensão  Record Voice Comments in Google Docs - Beep, para Google Chrome ou Microsoft Edge, permite gravar áudio e inserir o link para este num documento da Google Docs.
 
A título de exemplo, o professor poderá ceder o enunciado de uma ficha em formato Google Docs e o aluno inserir as ligações para as suas respostas gravadas em áudio; o professor poderá, ainda, gravar em áudio as questões e os textos em geral.
 
Abre-se, assim, uma nova janela de oportunidade para alunos portadores de perturbações de escrita ou deficiência visual demonstrarem os seus conhecimentos.
 
 
image.png

Régua para Windows

Régua para Windows

O software A Ruler for Windows pode ser usado como guia de leitura, sendo uma ferramenta muito útil para portadores de dificuldades na leitura, como saltar linhas, perder o foco na linha ou ter problemas para acompanhar a sequência correta das palavras
 
O guia de leitura é uma barra simples e estreita que se pode arrastar pelo ecrã do computador durante a leitura.
 
 ruler for windows
 

Institucional

Newsletter