Vaivém Oceanário em C. Branco
Alunos do Agrupamento visitam o Vaivém Oceanário
Durante a semana de 6 a 9 de outubro foram várias as turmas do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano que visitaram a exposição itinerante do Oceanário de Lisboa, localizada na Praça do Município.
Numa tenda exterior, os alunos do 8º ano puderam aprender bastante sobre vários animais marinhos e as suas estratégias de sobrevivência, como esponjas, corais, anémonas, várias espécies de tubarões, baleias, entre outros. As biólogas de serviço souberam espevitar a curiosidade dos alunos, passando-lhes várias amostras para a mão, como ovos de tubarão, pele seca, dentes e inúmeros esqueletos de esponjas, corais, cavalos-marinhos, estrelas-do-mar e muito mais.
Já na sala, dentro da carrinha, o conhecimento aprofundou-se e o mar revela-se com o seu enorme potencial. Um dos vídeos, mostrando ecossistemas junto às fontes hidrotermais, onde se descobriram formas de vida que suportam altas pressões e temperaturas, junto às fontes, na ordem dos 360ºC, foi extraordinário. Outro dos vídeos mais apreciados mostrou Portugal, celebrizado pelas ondas gigantes da Nazaré, que atrai campeonatos de surf e projeta o país no mundo.
Os alunos puderam alargar horizontes e entender que o mar é a maior fonte de recursos que temos, que nos pode trazer mais-valias, mas também nos exigirá a sabedoria de saber preservar as suas riquezas.