O PROJETO
O Projeto “(Re)aprender para inovar” pretende responder aos constrangimentos decorrentes do ritmo acelerado do desenvolvimento tecnológico e da consequente necessidade de desenvolvimento da literacia digital, quer por parte dos docentes quer dos discentes.
Alicerça-se no trabalho colaborativo com a sala de aula e desenvolve-se em três linhas de ação:
1. Formação de alunos e docentes na área das literacias digitais, através do desenvolvimento de uma programação estruturada de sessões de formação/ trabalho assente numa estrutura modular.
2. Articulação de atividades com a sala de aula que envolvam os recursos disponbilizados pelo projeto.
A BE articulará dinâmicas prioritamente com:
a) turmas do ensino secundário no âmbito dos projetos de leitura;
b) os Conselhos de turmas no âmbito dos trabalhos de projeto do 10º e 11º anos da área de “Cidadania e Desenvolvimento”;
c) com outras disciplinas e docentes do ensino secundário em resposta às necessidades e solicitações.
3. Disponibilização dos materiais de âmbito curricular e/ou lúdico, resultantes das atividades desenvolvidas e dos produtos de aprendizagem dos alunos.
VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO
APRESENTAÇÃO DO PROJETO AOS DEPARTAMENTOS
FORMAÇÃO
Plano de formação da BE
Plano de formação – literacia da informação e dos média
Plano de formação – literacia da leitura
Sessões de formação dinamizadas pela BE – Apresentações
Tutoriais
RECURSOS / ATIVIDADES
Leitura
A biblioteca sugere:
- Romance histórico
- Leitura para férias
- Ler o holocausto
- Mulheres de coragem
- Ler na semana da leitura
- Ler no Mês Internacional das Bibliotecas escolares
- Romances e contos filosóficos
- Leitura para férias II
- Ler no dia Mundial do livro
- Ler para a paz e harmonia globais
- Ler na semana da leitura II
Experiências de leitura
Projetos de leitura
- Projetos de leitura – 12º ano 2019-2020
- Projetos de leitura -12º ano 2020-2021
- Atividades criativas a partir do texto literário
Articulação curricular
- Apreciação crítica de cartoons
- “Jornal da Revolução” – a partir da Crónica de D. João I
- Apreciação crítica de curta-metragem
- Coerência textual
- Opinião – Ensino@distância
Quizzes
- Características do conto
- Conto “Sempre é uma companhia” de Manuel da Fonseca
- José Saramago – Biografia
- Memorial do Convento
- Fernando Pessoa – Ortónimo e heterónimos
- Fernando Pessoa – O poeta plural
- Fernando Pessoa – Versos soltos
- Gramática – Coesão textual I
- Gramática – Coesão textual II
- Gramática – Valor modal
- Gramática – Valor aspetual
- Gramática – Deixis