Palestra com Miniconcerto
Agrupamento de Escola Amato Lusitano promove Palestra Motivacional com Miniconcerto, com o músico NBC
O Projeto de Promoção e Educação para a Saúde deste Agrupamento de Escolas, desenvolve esta iniciativa com a cooperação da Autarquia de Castelo Branco pela cedência do espaço do Cine-Teatro Avenida. Esta iniciativa, destinada a todas as turmas dos cursos profissionais, do 10º ao 12º ano e também das turmas CEF’s, foi programada com a cooperação do músico NBC, pioneiro do hip-pop português.
Sob o mote do seu último trabalho discográfico: Toda a Gente Pode Ser Tudo, a palestra veio permitir aos jovens inteirarem-se de diversas estórias deste músico de origem santomense, que reside em Portugal desde os 5 anos de idade. NBC veio partilhar muito da sua visão da vida que está reflectida nas músicas que compõe.
Porque uma das áreas de intervenção do Projeto P.E.S. é a Saúde Mental, torna-se necessário aprender a gerir os delicados equilíbrios da mente humana. Esta é uma tarefa importante na vida de qualquer ser humano, mas especialmente em jovens, numa fase de crescimento físico e intelectual, onde têm de desenhar o seu projeto de vida e fazer por ele. As dúvidas e dificuldades com que os jovens se deparam no seu percurso de vida, são transversais a várias épocas e a partilha de experiências de vida com alguém com quem se identificam, seja pelo estilo musical, seja pela forma como comunica com os jovens, pode ser determinante e inspirador. NBC interagiu com os jovens, cativando a sua atenção desde os primeiros minutos e, além das diversas estórias partilhadas, dos objectos significantes no seu percurso musical, que pôs a circular pela plateia, explicou como surgiam os temas, declamando algumas textos rimados e tocando temas à viola. O universo das palavras e a sua importância levaram ao palco os jovens representantes de cada turma. Aí partilharam a palavra seleccionada por cada uma das 17 turmas presentes, explicando a razão da sua escolha. Após uma nova selecção em palco, com redução a 6 palavras, eis que nascem versos e se faz música nova.
O tempo avançou e era hora da despedida, mas vários jovens quiseram conversar pessoalmente com o músico e, em palco, sucedem-se as conversas e os abraços de despedida. Sabemos que após este contacto outras interacções se seguirão, pois as redes sociais assim o permitem. Gratos ao músico pela inspiração e pelos conselhos dados aos jovens e a todos quantos proporcionaram uma tarde inspiradora de conversas e músicas partilhadas.