Comunicado à Comunidade Escolar

Tendo conhecimento de alguns casos de contágio de COVID-19 no nosso Agrupamento, após contacto com o SNS foram realizados testes aos alunos das turmas envolvidas.

Deste modo, informamos que os resultados dos testes feitos ontem, dia 10 de outubro, foram negativos para todos os alunos que o realizaram, com exceção de alguns casos positivos na Escola Básica Quinta da Granja o que motivou, pela Autoridade regional de Saúde, o isolamento profilático por 15 dias de uma turma desta escola, que passará a ter aulas à distância.

Neste sentido informa-se que, hoje mesmo, foram realizados os procedimentos para uma higienização acrescida na Escola Básica Quinta da Granja, bem como na Escola Básica João Roiz apesar de os casos nesta identificados terem resultado negativo.

Apelamos por isso à responsabilidade individual de todos na luta contra o coronavírus e, por isso mesmo, devemos reforçar a importância dos hábitos de higiene e de proteção que a todos se exige.

Deste modo, ainda que para os alunos do 1º Ciclo não seja exigido a utilização de máscara, a sua utilização pelos alunos deste ciclo será sempre um meio de proteção individual e coletivo acrescido na sala de aula e no espaço escolar.

Reforçamos ainda a importância de todos termos de manter os cuidados necessários, evitar convívios de amigos e familiares, manter o distanciamento social sempre que possível, manter as regras de etiqueta respiratória e desinfeção, nomeadamente:

– Distanciamento entre pessoas;

– Higiene pessoal, nomeadamente a lavagem das mãos e etiqueta respiratória;

– Utilização de equipamentos de proteção individual (por exemplo máscaras);

– Higiene ambiental, como a limpeza, desinfeção e ventilação adequada dos espaços;

– Automonitorização de sintomas, não se deslocando para a escola pessoas com sintomas sugestivos de COVID-19.

Recomenda-se ainda, a todos os elementos da comunidade escolar, que se mantenham atentos ao surgimento de sintomas compatíveis com COVID-19. Se alguém da comunidade escolar ou do seu ambiente próximo desenvolver sintomas sugestivos de COVID-19 deve permanecer em casa e contactar os serviços de saúde através do telefone (SNS 24 – 808 24 24 24).

Queremos assegurar que a comunicação será mantida de forma fluída, não havendo de momento necessidade de adotar outros cuidados adicionais além da referida monitorização de sintomas.

Para mais informações, pode consultar o site da DGS da COVID-19 (www.covid19.min-saude.pt).

 

O Diretor

Prof. João Belém